01-09-2017 08:00

Semana Missionária Paroquial 2017

Dentro das prioridades das Santas Missões Populares da Arquidiocese de Feira de Santana, Bahia, aconteceu, no período de 13 a 20 de agosto, a Semana Missionária da Paróquia Santo Antônio – Capuchinhos, em Feira de Santana.

Foram oito dias de plena atividade missionária vivenciados pelos missionários e missionárias das 12 Comunidades que formam a Paróquia Santo Antônio:Capuchinhos, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Mônica, Santa Rita, São Francisco, São Jorge, São Pedro, São Roque e São Tarcísio.

O marco inicial foi a Missa do Envio, celebrada pelo pároco Frei Mário Sérgio Souza no Templo e Santuário Santo Antônio, no dia 13 de agosto, às 08h30min, quando aconteceu a solenidade de bênção da água que foi utilizada pelos missionários e missionárias nas visitas realizadas às famílias. Aconteceram Missas do Envio em outras Comunidades, nas quais já estava prevista celebrações naquele domingo.

No decorrer da semana, centenas de famílias receberam as visitas dos missionários e missionárias que aproveitaram a oportunidade para rezar, ler e refletir os Evangelhos, partilhar experiências de fé, abençoar os enfermos, idosos, crianças, pessoas enlutadas e as famílias.

Em todas as Comunidades, dezenas de famílias abriram as portas de suas casas para receberem os vizinhos e missionários para os Encontros com as Famílias, oportunidade em que foram estudados pontos relevantes da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família.

Também foram realizadas visitas aos enfermos internados no Hospital Geral Clériston Andrade e aos idosos do Lar do Irmão Velho, que foram presenteados com uma tarde de lazer, com sorteio de brindes, encenação de peça e muita música, proporcionando a todos um momento muito especial, repleto de emoção e alegria.

Na sexta feira, dia 18, as Comunidades realizaram as Caminhadas pelas Famílias, rezando e louvando ao Senhor Jesus pelas ruas, agradecendo e pedindo de bênçãos para as famílias.
No sábado, dia 19, a Comunidade Santa Mônica, que estava no período de festas em homenagem à sua padroeira, proporcionou dois momentos muito especiais: uma tarde de formação para os jovens, com a assessoria de Seminaristas Jesuítas; e à noite, com a Missa da Juventude.

No domingo, dia 20, às 08:30 horas, uma belíssima Missa celebrada pelo arcebispo emérito D. Itamar Vian, no Templo e Santuário Santo Antônio, marcou o encerramento da Semana Missionária Paroquial 2017. Também aconteceram Missas nas Comunidades Santa Rita, Nossa Senhora Rainha da Paz e Nossa Senhora do Amparo, marcando o encerramento nos demais Eixos Missionários da Paróquia.

Foram dias de avivamento da fé, de resgates de irmãos e irmãs que se encontravam afastados da caminhada, enfim, momentos que nos oportunizaram cumprir o mandado evangelizador doSenhor Jesus Cristo e a prática de obras de misericórdia. A missão continua a cada dia, afinal: A VIDA É MISSÃO!

Clique aqui e confira as Fotos.

Por Antonio Roberto Vieira Gonçalves